Licenciatura em Ciências da Comunicação
Informação e Jornalismo
Em 2017, ingressei na Licenciatura em Ciências da Comunicação, na área profissionalizante Informação e Jornalismo, na Universidade do Minho. Ao abrigo da academia minhota, fui desafiada, por diversas vezes, a ir para o terreno. Abaixo, constam os trabalhos de multimédia frutos desses mesmos desafios.
A Selva dos Animais Domésticos. As leis que afetam os animais domésticos estão ainda difusas e em períodos de transição. Canis e associações protetoras de animais têm que se adaptar diariamente. O controlo da aplicação das medidas é questionado pelos profissionais da área. São 7:27 da manhã. O frio sente-se no ar. Em Caminha estão apenas 2ºC, uma temperatura que afasta qualquer pessoa de sair de casa. Em frente ao portão da Associação Protetora de Animais de Caminha, aproxima-se um carro, nele estão quatro pessoas: Karine Torres, Diogo Santos, Sónia Torres e Carlos Ferreira. Estes são os voluntários da Selva dos Animais Domésticos.
(Sociedade, Voluntariado)
Humor em tempos de crise. A pandemia. A cultura em stand-by. A obrigação social. Perante o panorama epidémico, muitos foram os setores económicos que se viram impedidos de oferecer serviços e, consequentemente, receber retorno financeiro. As atividades tidas como essenciais prosseguiram, o mundo do espetáculo ficou sem bengala.
(Sociedade, Cultura)
Perfil: Diretora da Revista Rua. Entrevista a Andreia Ferreira, ex-estudante do curso de Ciências de Comunicação e atual diretora da Revista Rua.
Audiovisual e Multimédia + Publicidade e Relações Públicas
Antes da oficialização da área de especialização - Informação e Jornalismo -, tive a oportunidade de explorar outros campos da comunicação: "Audiovisual e Multimédia" e "Publicidade e Relações Públicas". Abaixo, constam alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos.
Audiovisual
Co-autoria de criação, gravação e edição de curtas-metragens.
Alfredo, um jovem adulto irresistível, vai passear com a sua esposa Maria. A relação dos dois não é a melhor, claramente apresentam personalidades e objetivos de vida demasiado distintos. Há quem diga que os opostos se atraem, será este o caso? Ou será que Alfredo irá pôr o relacionamento em risco? Um Alfredo, duas Marias, uma história a preto e branco.
Institucionalizada, uma jovem adulta perde-se nos próprios pensamentos. Os seus desenhos antecipam vivências passadas. Apesar de horripilantes, a mulher aparenta não se querer esquecer daquilo pelo qual passou. Será essa atitude uma consequência da tendência humana para esquecer os momentos positivos da vida e agarrar-se apenas às experiências negativas?
A uma semana do Natal, a figura emblemática da quadra encontra-se doente e recusasse a ir trabalhar. Preocupado com as crianças, o Duende Tino parte em busca de uma solução - um casting para encontrar um substituto do Pai Natal.
(Adobe Premiere)
Audiovisual
Construção de uma revista


Relações Públicas e Publicidade
Co-autoria de Estratégia de Comunicação para a Sumol
Co-autoria de Plano de Ação Sustentável
(Adobe Photoshop)